A rede britânica BBC e o site de notícias BuzzFeed prometem revelar na terça-feira (18) informações bombásticas sobre resultados arranjados no circuito mundial de Tênis.
De acordo com os veículos, na última década, 16 jogadores que figuraram no Top 50 do ranking mundial foram investigados pela Unidade de Integridade do Tênis (TIU), órgão criado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) para analisar denúncias de manipulação de resultados, e após análises feitas todos foram autorizados a seguir competindo.
Em entrevista coletiva realizada em Melbourne, onde ocorre o Aberto de Tênis da Austrália, o presidente da ATP, Chris Kermode, negou “conhecer qualquer esquema para manipular resultados“, assim com rebateu a informação divulgada por BBC e BuzzFeed, de que a entidade máxima do tênis teria acobertado o caso, que incluiria os torneios de Grand Slam. Porém, ele acrescentou que “se fatos surgirem deverão ser investigados“.
O primeiro trabalho de análise do TIU ocorreu em 2008, quando suspeitas foram lançadas sobre o resultado da partida entre o russo Nikolay Davydenko e o argentino Martin Vassalo Arguello, em agosto de 2007, quando o sul-americano venceu por desistência do rival no terceiro set. Segundo algumas informações iniciais publicadas pela BBC, os resultados foram manipulados por apostadores com sede na Rússia e na Itália.
Djokovic admite ter recebido proposta para perder.
Com as denúncias feitas, os principais jogadores passaram a ser questionados sobre o tema e a maioria deles preferiu fugir do tema. Porém, o número um do ranking mundial, o sérvio Novak Djokovic, não se furtou a falar do assunto, após sua partida de estreia contra o sul-coreano Chung Hyeon.
Segundo Djokovic, em 2006, ele foi informado por pessoas de sua equipe de trabalho que elas teriam sido procuradas para que uma proposta de US$ 200 mil fosse repassada para que ele perdesse durante o ATP de São Peterburgo. O sérvio acabou sequer participando do torneio.
Líder do ranking mundial, Novak Djokovic garantiu também que jamais foi procurado diretamente e “que a única que teve conecimento” foi essa de 2006. O sérvio garantiu confiar “na lisura do tênis e nos órgãos encarregados de investigar possíveis suspeitas“.
Fonte: Clicrbs