Ministério Público Federal: esquema de corrupção é investigado em superintendência do Ministério da Agricultura
Seis mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva foram realizados nesta quarta-feira, 13 de maio, em Porto Alegre e Sapucaia do Sul em uma ação conjunta do Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal durante a Operação Semilla. A suspeita é de existência de um esquema de corrupção na Superintendência Regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul (Mapa/RS). Os crimes investigados são corrupção passiva, ativa, advocacia administrativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Os envolvidos serão afastados da função pública, bem como estão proibidos, por meio de cautelar, de terem acesso a qualquer prédio do Ministério da Agricultura no Estado. Para não atrapalhar as investigações, os nomes não foram revelados pela PF.
Investigações - As investigações, feitas em conjunto pelo MPF, PF e CGU, começaram em novembro de 2013. Supostas influências no andamento das fiscalizações da cadeia do leite (Leite Compen$ado) reforçaram ainda mais as evidências, assim como o recebimento de propina por meio de uma empresa que atuava na área de viagens e eventos em benefício dos envolvidos.
Fonte: www.pgr.mpf.mp.br